No sexto episódio do Let’s Go Surfing abraçamos as ondas de Arembepe, uma vila de pescadores na Estrada do Coco que ganhou fama nos anos 70, como um dos principais destinos do Brasil para os hippies de todo o mundo.

Abraçamos o surfe hippie de Arembepe.
Por: Miguel Brusell
Imagens: Gabriela Simões
 
O surf teve a sua primeira explosão no Brasil no mesmo momento em que passávamos pelo movimento Hippie, nos anos 70. No início do esporte, as vezes, os surfistas eram até confundidos com os hippies. Muitos, até, eram Hippies, mas nem todos. As duas tribos se encontravam no contato e preservação da natureza, nos ideais de paz, amor, drogas e rock and roll.
 
Localizado a 36 quilômetros de Salvador, no trecho da Estrada do Coco da BA-099, o estuário do Rio Capivara e o seu encontro com o mar se encaixou, direitinho, na descrição de paraíso e cenário perfeito para curtir os baratos da época. Atualmente, no local, está em processo, a viabilização do Parque Ecológico Aldeia Hippie de Arembepe – Museu Vivo.
 
A iniciativa prevê a preservação e transformação das 31 unidades habitacionais em obras de arte, a preservação da área verde, da história e da cultura local. A Aldeia se tornará um parque ao ar livre, com peças artísticas na natureza e prevê um comércio sustentável para os moradores. Tão obrigatória quanto a visita à Aldeia hippie, a Moqueca de frutos do mar com banana da terra do Quiosque da Neuza completa um passeio perfeito em Arembepe.

No Quiosque da Neusa você come muqueca com Banana da Terra.

Porém, a história de Arembepe vai muito além de uma vila de pescadores que virou Aldeia Hippie. O povoado faz parte do processo de colonização do Brasil, no século XVI, com as primeiras incursões dos padres da Companhia de Jesus. Foi fundado 11 anos depois de Salvador com o nome de Santo Antônio de Rembé, ao lado de uma grande cacimba que fornecia água potável para os viajantes.
 
A localidade denominada pelos índios tupinambás de Rembé, que depois virou Arembepe, tem mais de uma interpretação e significando. As duas palavras podem ser na borda da povoação ou embarcadouro. Muitos descrevem “na borda da povoação” como “aquilo que nos envolve”, clara referência aos recifes de corais que abraçam Arembepe. Talvez, pela hospitalidade do povo local, abraço seja a palavra que melhor descreve Arembepe.
 
Ficamos hospedados no Arembepe Beach Hotel, da rede Oyo, na Praia do Piruí. Pé na areia, o Hotel está há pouco metros do pico, podendo ser feito o cheque das ondas do próprio quarto, olhando da varanda, quando optamos pelos quartos de frente para o mar. Outra grande vantagem é que podemos chegar no pico andando pela praia. Isto possibilita pegar as ondas nas melhores horas do dia.

Ficamos hospedados no Oyo Arembepe Beach Hotel.

Depois de tanta história, vamos ao surf. O surf em Arembepe não é muito indicado para iniciantes, a não ser que esteja muito bem assessorado por um surfista mais experiente. A maioria dos picos, tem muita pedra e, alguns, só funcionam com a maré cheia por cima dos corais. O pico mais fácil fica na Praia do Piruí, também, conhecida como Praia do Surf.
 
A onda em frente ao hotel Arembepe Beach está com a bancada prejudicada, quebrando na beira e fechando por falta de fundo. Está boa para treinar o drop em ondas cavadas. O local seria perfeito para construir um fundo artificial porque entra ondulações quase todos os dias, só falta uma boa bancada para quebrar perfeita para o surf. O investimento teria retorno em turistas.
 
Depois do surf, sempre bate aquela fome. Para repor as energias, é possível comer um PF feito por um chef da Alta Gastronomia em Arembepe. Melhor dizendo: um dos pontos altos de Arembepe, sem dúvidas, é a culinária. São tantas as opções de restaurantes simples, mas com comida de alta qualidade que a gastronomia devia ser um dos principais atrativos turísticos do simpático balneário da Estrada do Coco.

A Galinhada do Chef Lima é uma das atrações de Arembepe.

Logo no final de linha na Rua Direta de Arembepe tem uma preciosidade com o nome Tempero da Família que, sem dúvidas, está entre as melhores opções da gastronomia regional do Litoral Norte. O chef Lima da um tom de alta gastronomia aos pratos típicos da região e serve em forma de PF.Para nos receber, O chef Lima harmonizou a nossa refeição com um vinho rose, o G7 produzido pela sétima geração da família Pedregal, no Vale de Loncomilla, no Chile.
 
Como entrada, o chef preparou uma saborosa salada. O prato principal, ele resgatou das memórias da infância e preparou uma galinhada que é o prato principal das quinta feiras. Para sobremesa, mais uma preciosidade regional, um saboroso doce de Tamarino.
 
A segunda caída da gente foi no Canto esquerdo da Praia do Piruí, ao lado da laje que já proporcionou muito tubo para quem surfava nos anos 80 e 90. Lá, o Criador deixou, estrategicamente localizada, uma pedra onde quebra uma onda para os dois lados. Mais buraco, as direitas são muito concorridas e as esquerdas são mais gordas, menos craudeadas e mais longas.

Em cima de uma pedra, quebra uma onda para os dois lados.

O melhor horário para desfrutar destas ondas são nas primeiras horas do dia quando, até, é possível surfar sozinho. A partir das oito horas, os locais começam a chegar e a concorrência pelas direitas fica intensa. Na teoria, quem fica do lado esquerdo da pedra surfa para a direita e quem fica do lado direito pega para a esquerda.
 
Como a prática é bem diferente da teoria, as vezes, da dois para o mesmo lado, mas o importante é manter o respeito. Tanto o surfista turista tem que respeitar os locais, como os locais tem que respeitar os visitantes que trazem importantes divisas para a localidade.
 
Se você conseguir agendar a sua surf trip entre os três dias anteriores e os três posteriores à lua cheia ou a lua nova, quando a maré está toda cheia de manhã cedo, com certeza vai pegar ondas como estas ou melhores se o vento estiver com menos de 10 nós.

A Pizzaria do Val é a melhor opção da noite em Arembepe.

Nas noites de Arembepe, a melhor opção é uma boa Pizza para repor as calorias perdidas na seção do surf. Com luxuoso apoio do Comida da Bahia, experimentamos uma Pizza do Chef Pizzaiolo Val, metade Delícia e metade Psicodélica, harmonizada com o vinho chileno Paso Los Vales. A simpática pizzaria remete as cantinas da Itália. Vale à pena conferir.