Uma das melhores ondas para a prática do Longboard na Bahia, Itacimirim fica a 74 quilômetros da capital do Estado e a 48 quilômetros do Aeroporto de Salvador, através da Ba 099.

Itacimirim tem uma das melhores ondas para o Long na Bahia.
Por: Miguel Brusell
Fotos: Gabriela Simões

A estrada é pedagiada. Nos finais de semana e feriados prolongados, a fila é intensa e deve ser levado em consideração o tempo gasto para calcular uma viajem sem atrasos. Principalmente no retorno se for pegar voo no aeroporto.  Até o início da década de 90, quando foi construída a Linha Verde e a ponte sobre o Rio Jacuípe, Itacimirim era o último destino da Estrada do Cocô, concluída em 1975 e que, na época, tinha como principais destinos Jauá, Arembepe, Guarajuba e Itacimirim.
 
O nome Itacimirim tem duas origens possíveis. O Wikipédia afirma que o nome é um termo oriundo da língua tupi. Significa "Pedra Mãe Pequena", através da junção dos termos itá (pedra), sy (mãe) e mirim (pequeno). Existe, também, a possibilidade de se “Pedra Lisa Pequena” já que escrito com ci significa liso.

La Maison Ita Sim, um conceito de hospedagem.
Chegando ao paraíso do Longboard na Bahia fomo diretos ao nosso destino: La Maison Ita Sim, um conceito de hospedagem bem particular, que tem como gestora Sandra Ferreira. Além de todo o luxo e Glamour, um dos motivos de orgulho da La Maison Ita Sim é estar a menos de 50 metros de uma das três praias baianas, entre 22 do Brasil que foram contempladas com o selo ecológico Bandeira Azul do Júri Internacional do Programa.
 
O Bandeira Azul foi criado pela Foundation for Environmental Education (FEE), instituição internacional operada no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR). O selo define os locais aptos a receberem a certificação ambiental e sustentável na temporada 2021/2022. Em dezembro de 2020, a Praia de Itacimirim já havia recebido o certificado pela primeira vez. O selo avalia 34 critérios, com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social, que devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente.
 
A La Maison Ita Sim tem uma parceria com a Escolinha Natan Surf Club que funciona na principal praia de Itacimirim, a Praia do Curral onde, por muitos anos, funcionou um Hotel e a praia também era chamada de Praia do Hotel ou Praia do Surf. Além de abrigar algumas escolinhas de surf local, a Praia também recebe as competições estaduais e nacionais organizadas pela Associação de Surf de Itacimirim (ASITA).

Para almoçar em Itacimirim, o melhor local é a Barraca Papiri.
Para almoçar em Itacimirim e, porque não, tomar aquela cervejinha com alguns petiscos após o surf, o melhor local, sem dúvidas, é a Barraca Papiri, que fica bem próxima ao pico, no Condomínio Praia de Itacimirim. Além da simpatia a atenção do proprietário Renato e sua equipe, o Restaurante Papiri já se tornou patrimônio de Itacimirim e fica difícil imaginar como seria a vida lá sem o tradicional restaurante. Além de ser opção para o almoço, a casa também abre para o jantar de Quinta ao domingo.
 
Além do Surf, a principal atração de Itacimirim é a beleza da sua natureza. Incluindo o pôr do sol. Para a noite, uma das melhores opções de jantar é o Hei Hei, especializado em Sushis, Poker e Ceviches.