Neste quinto episódio do Let’s Go Surfing, vamos explorar as ondas de um local que tem uma grande importância histórica, Busca Vida, onde fica o Bahia Surf Camp.

Busca Vida, um mar de Histórias de surf.

Por: Gabriela Simões e Miguel Brusell

Portão de entrada das terras do Senhor de Tatuapara, o poderoso Garcia D’Ávila, a localidade era conhecida, nesta época, como Fonte dos Padres Jesuítas de Abrantes, que, depois dos índios Tupinambás que habitavam a região, foram os primeiros a curtir as delicias do litoral e se banhar em uma fonte de água doce e fresca, mais próxima da praia.
 
Hoje em dia, neste local a cerca de 15 km do Aeroporto Internacional de Salvador, na BA-099, trecho da Estrada do Côco, está o Condomínio Busca Vida, onde fica o Bahia Surf Camp, sem dúvidas, um dos melhores locais da Bahia para quem visita o Estado tendo como maior objetivo pegar ondas ou aprender a surfar.

No Bahia Surf Camp, fomos recepcionados por Beto Dias.

Ao chegarmos no Bahia Surf Camp, fomos recepcionados por Beto Dias com um tesouro, o livro “Busca Vida, um mar de Histórias” de Mauro Rossi. Além de preciosas informações sobre a história do local, o livro nos despertou a vontade de conhecer o Cruzeiro de Busca Vida. Para a aventura, escalamos Ícaro, instrutor de surf do Bahia Surf Camp.

Depois de um pouco de história vamos ao que interessa, o Surf. No primeiro dia que chegamos ao Bahia Surf Camp, optamos por surfar na frente do Camp. O pico tem um coral do lado esquerdo que funciona com swell de Sul e são as melhores ondas que quebram na praia. Nos melhores dias, rolam bons tubos para a esquerda e direita. Com muito mais constância, quebra um beach break do lado direito com swell de Sudeste e Leste.
 
No primeiro dia em que surfamos em Busca Vida, tivemos o prazer de passar momentos inesquecíveis com a família Gonçalo e conferir a evolução de Chipinha Gonçalo, um talento da nova geração do surf baiano que acompanhamos desde as primeiras braçadas. Depois de um bom dia, nada melhor do que repor as energias.

Momentos inesquecíveis com a família Gonçalo.

Pensou que a gente tinha esquecido, né? Não esquecemos, não. Estávamos só esperando a deixa de Rafael para contar para vocês de onde vem o nome Busca Vida. Conta a lenda, entre os pescadores mais antigos de lá, que, há mais de duzentos anos atrás tinha um pescador que chegava para a mulher e dizia: mulher cata a lenha e prepara o fogo que vou Buscar Vida. E o que é a vida? É o peixe, o alimento.

No Bahia Surf Camp, a responsável pela vida, ou melhor pela alimentação dos hóspedes é a dona Rita.